Vivendo plenamente o tempo do Advento…

Imprimir página

Vivendo plenamente o tempo do Advento e Natal

O tempo do Advento tem três dimensões: passado, presente e futuro

Para bem vivenciar o tempo do Advento, o Papa Francisco, na homilia de 03/12 na Capela Santa Marta, nos ensinou sobre as três dimensões, que nos ajudarão na preparação para o Natal.

Vamos conhecê-las e colocar em prática no nosso dia-a-dia?

Primeira dimensão: o passado

Seria a purificação da memória: recordar bem que não nasceu a árvore de Natal, que certamente é um belo sinal, mas recordar que nasceu Jesus Cristo.

“Nasceu o Senhor, nasceu o Redentor que veio para nos salvar. Sim, a festa…nós sempre temos o perigo, sempre teremos em nós a tentação de mundanizar o Natal, mundanizá-lo … quando a festa deixa de ser contemplação – uma bela festa de família com Jesus no centro – e começa a ser festa mundana: fazer compras, presentes, isso e aquilo outro…e o Senhor permanece ali, esquecido. Inclusive na nossa vida: sim, nasceu, em Belém, mas… E o Advento é para purificar a memória daquele tempo passado, daquela dimensão”.

Segunda dimensão: o presente

O Advento serve ainda para purificar a esperança, para se preparar para o encontro definitivo com o Senhor.

Porque aquele Senhor que veio lá, voltará, voltará! E voltará para nos perguntar: “Como foi a sua vida?”. Será um encontro pessoal. Nós, o encontro pessoal com o Senhor, hoje, teremos na Eucaristia e não podemos ter um encontro assim, pessoal, com o Natal de 2000 anos atrás: temos a memória do que foi. Mas quando Ele voltar, teremos aquele encontro pessoal. É purificar a esperança.

Terceira dimensão: o futuro

E a terceira dimensão é mais cotidiana: purificar a vigilância. Vigilância e oração são duas palavras para o Advento; porque o Senhor veio na História em Belém; virá, no final do mundo e também no final da vida de cada um de nós. Mas vem todos os dias, em todos os momentos, no nosso coração, com a inspiração do Espírito Santo.

Refletindo tudo isso, será que em nossa vida estamos nos preparando bem para o Advento ou apenas nos preocupando com os presentes, as festas, a decoração de Natal? Tudo isso é muito importante e parte das nossas tradições. Tradições devem ser preservadas. Porém, não esqueçamos do principal. Do porquê estamos decorando a casa ou fazendo a organização dessas festas. E ensinemos isso também aos nossos filhos e netos. Que neste Natal, Jesus nasça mais uma vez em nossos corações e em nossas casas. Um feliz e Santo Natal a todos e um abençoado Ano Novo!!!

presépio

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *