“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”

Imprimir página

Estamos em pleno tempo quaresmal, preparando-nos para celebrar a Páscoa da Ressurreição. Mais uma vez, ouvimos o apelo da Palavra de Deus, convertei-vos e crede no Evangelho. A Igreja nos diz:  “Em nome de Cristo, vos suplicamos, reconciliai-vos com Deus” (2 Cor 5,20).A Campanha da Fraternidade, é um modo privilegiado pelo qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Neste ano, somos convidados a olhar e proclamar que a vida é dom e compromisso! A vida é essencialmente samaritana: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” ((Lc 10,33-34).O Senhor, mais uma vez, nos concede um tempo apropriado para nos prepararmos para celebrar o grande Mistério da fé: a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Pessoal e comunitariamente somos chamados a buscar o perdão e a misericórdia, purificar os corações, sentir compaixão e cuidar dos irmãos e irmãs, sobretudo os mais sofredores e necessitados. Vamos todos abrir o coração e reforçar nossa fé, livre e generosa, em Cristo Jesus, nosso Salvador. Podemos lembrar aqui o convite do Papa Francisco, olhando nesta quaresma para Jesus Cristo na Cruz: “Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por ele. Assim, poderás renascer sempre de novo” (Christus Vivit, n. 123). Vamos todos viver intensamente o tempo quaresmal participando de tudo aquilo que a comunidade e a liturgia oferecem para crescermos na fé.  Fixemos o olhar no coração do mistério pascal e pela conversão e o perdão vivamos um diálogo aberto com Deus e ajamos de modo compassivo com os irmãos, começando pelos mais próximos de nós, nossa família. Desejo a todos uma santa e frutuosa quaresma.

Pe. Ângelo Ademir Mezzari, RCJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *