SINAL E INSTRUMENTO DE COMUNHÃO

Imprimir página

Somos a Igreja de Jesus Cristo, uma comunidade que caminha, e que busca a salvação. Pertencemos a um povo profético, o povo de Deus, que vive e testemunha a boa nova do Evangelho.  A partir de nossa unção batismal e crismal, todos nós participamos da vocação profética do Cristo. A Igreja é responsável pelo caminho da salvação de todos. Por isso, o mistério da Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – é um convite a viver em comunhão, no amor e na partilha fraterna, certos de que onde há caridade, amor, lá está Deus.

Como é importante a comunidade eclesial para todos nós, e cada um pessoalmente. Esta aparece na palavra de Jesus sobre a oração comunitária (Mt 18,19s): quando estamos reunidos no nome de Jesus e unânimes dirigimos nossos pedidos a Deus, ele nos atenderá, pois Jesus está no nosso meio. Nós tornamos Jesus presente em nossa  unidade e comunhão. A Igreja se apresenta como a comunidade de salvação, no sentido sacramental: ela representa, torna presente o Salvador que nos une com Deus. A missão de Cristo era, fundamentalmente, realizar a comunhão de todos os que são filhos do mesmo Pai, realizar o amor do Pai no meio de nós. Onde nós, em comunhão fraterna, realizamos isso, aí se faz presente e age o próprio Cristo.

A Igreja em Cristo e com Cristo é como o sacramento, sinal e instrumento da união com Deus e da unidade de todo o gênero humano. Em primeiro lugar, a união da humanidade com Deus. A comunhão dos homens entre si expressa visivelmente a comunhão com Deus. Logo, a Igreja, se torna no mundo este sinal e instrumento da comunhão com Deus e entre nós. Unidade e comunhão que já se inicia aqui na terra, pois reúne homens “de toda a nação, raça, povo e língua” (Ap 7,9). E prefigura desde agora a comunhão definitiva que ainda há de vir, a eternidade, para a qual todos somos chamados. Como sacramento a Igreja é o instrumento de Cristo para a redenção da humanidade, o sacramento universal da salvação.

Irmãos e irmãs, somos convidados cada vez mais a formar um só povo de Deus, unidos ao único Corpo de Cristo, para construir o templo do Espírito Santo, que somos nós, casa e escola de comunhão. Vamos continuar unidos na fraternidade para sermos cada vez mais em nossa paróquia e comunidades estes sinais e instrumentos da comunhão com Deus e com os irmãos.

Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *