A Vida, Dom e Compromisso

Imprimir página

Ao iniciar o Novo Ano, 2020, nossos corações se enchem de esperança. O maravilhoso Natal de Jesus Cristo, o Deus Conosco,  nos trouxe paz, alegria, luz. Com Jesus as portas se abrem para o amor, o diálogo, a solidariedade, o anúncio e o testemunho de uma alegre verdade, para  nós nasceu o Salvador, o Cristo Senhor. Por isso ecoa em toda a terra o cântico dos anjos, entoando glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados.

A caminhada na fé e no amor que vamos fazendo já nos preparam para o início da quaresma, no mês de fevereiro. Neste ano somos convidados a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), se deseja conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso. Isto se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade, e no planeta, nossa casa comum.

Sabemos que a Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Não se pode separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta.  O tema e lema reforçam a dimensão do cuidado, do dom que recebemos ao compromisso que temos. De fato, o nosso olhar se eleva para Deus, no mais profundo espírito quaresmal, e volta-se também para os irmãos e irmãs, identificando a criação como presente amoroso do Pai. Olhar as diversas realidades da vida, nas suas diversas dimensões pessoal, comunitária, social e ecológica.

Vamos iniciar este novo ano agradecendo a Trindade Santa pelo Dom da Vida, de seu Filho Jesus, e de cada um de nós. Sendo dom, temos a responsabilidade de cuidar bem e promover a graça que recebemos, pessoal, de nossos irmão e de toda a criação divina. Um abençoado e Feliz 2020, na paz que tanto precisamos. Maria, Mãe de Deus, e nossa, rogai por nós.

Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *