Advento

Imprimir página

O mês de dezembro se apresenta para nós, cristãos, a cada ano, não só como um tempo de espera, mas também de realização das promessas messiânicas: o Filho de Deus, Jesus Cristo Salvador, veio morar no meio de nós, o Verbo se faz carne.

 Com o Advento, nos colocamos em caminho, na alegre espera da chegada do Menino Deus.  De nós se pede mais uma vez conversão, preparação do coração, transformação da vida, fraternidade, justiça, amor. A expectativa pelo que virá nos enche já de alegria, certos que o projeto de Deus se realizará, suas promessas serão cumpridas, a hora está por chegar.

Eis que o Natal chega, em toda sua simplicidade, pobreza, ternura, humildade. Quase com surpresa, e um certo temor, nos deparamos com a manjedoura, Jesus – Maria – José, a família de Nazaré, e toda a criação e natureza aí representada. A voz dos anjos e o passo apressado dos pastores nos convidam a glorificar o Pai: vinde, e vede,  para vós nasceu hoje um Salvador, o Cristo Senhor.

O presépio, com suas luzes e melodias natalícias, nos levam a desvelar e encontrar o grande mistério que aí se esconde: o amor imenso de Deus, que se faz pequeno e pobre, para se encontrar com a nossa pequenez e pobreza, trazendo-nos a salvação que tanto necessitamos. O segredo de nossa existência humana é revelado, o divino e o humano se encontram, definitivamente. Podemos crer, e confiar, Ele é realmente o Filho de Deus.

Nossa comunidade paroquial quer viver intensamente este tempo de Advento e Natal, com fé e alegria. Tivemos um ano repleto de eventos jubilares pelos 50 anos da nossa Paróquia. Com a Festa da Padroeira, Nossa Senhora das Graças, concluímos também o Ano da Misericórdia, louvamos Maria, a Mãe de todas as Graças. E entramos em cheio no novo Ano Litúrgico. Que seja para todos e cada um de nós, para cada família e a comunidade, um tempo de graça e de muitas bênçãos.

Com muita esperança, pela conversão e reconciliação, queremos que nossas famílias e a comunidade eclesial sejam espaços de fraternidade. Em tudo, e sempre, viver na comunhão e fraterno diálogo, buscando o que nos une e superando o que nos divide, acolhendo-nos na verdade e na caridade. Assim seremos sinais vivos da presença de Jesus Menino, testemunhas fiéis do Evangelho,

Feliz Natal, e desde já um Novo Ano de Paz e serenidade. Deus vos abençoe e guarde sempre. Amém.

                                                                                   Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *