A 12ª Assembleia Geral da Congregação Rogacionista começou no dia 05 de julho, na cidade de Morlupo, Itália. A data coincide com o aniversário de nascimento do Fundador da Congregação Santo Aníbal Maria Di Francia (Messina, 5 de julho de 1851). A Assembleia Geral, também denominada de Capítulo se estenderá até o dia 23 do corrente mês. Os 60 capitulares representando quase cem comunidades espalhadas em 28 países refletem o tema: “Vendo as multidões, sentiu compaixão e disse: Rogai. A identidade carismática e os desafios de hoje.”
O Capítulo começou com uma bela reflexão dirigida pelo Pe. Mario Aldegani, Superior Geral da Congregação dos Padres Josefinos de Murialdo. Neste mesmo dia todos participaram da solene celebração eucarística presidida pelo Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A celebração teve lugar na Basílica Santa Maria Maior e contou com a presença das religiosas Filhas do Divino Zelo, que neste mesmo período também realizam sua Assembleia Geral. Após a solene celebração todos participaram de uma confraternização na Cúria Geral dos Rogacionistas.
Na manhã do dia 6, os capitulares celebraram a missa presidida pelo Superior Geral, Pe. Ângelo. Às 09h30 começou a primeira sessão de trabalho com uma oração. O Superior acolheu a todos e fez a chamada nominal dos capitulares e passou à eleição da presidência do capítulo, que conforme as Normas é dirigido pelo Superior Geral. Foram eleitos para a presidência da assembleia: Pe. Bruno Rampazzo (Vice-presidente e primeiro moderador), Pe. Abcede Herman (segundo moderador), Pe. Siciliano Fortunato (Secretário). Os padres Eugene Ntawigerenera e Jean Pierre Ntabwoba foram indicados e aclamados para a função de escrutinadores por serem os dois capitulares mais jovens. Foi lida à Assembleia a carta enviada pelo Papa Francisco e chegaram muitas outras mensagens. Ainda no início dos trabalhos foi apresentado o extenso relatório do Governo Geral. Após a leitura os capitulares comentaram e solicitaram esclarecimentos do relatório onde vemos um bom crescimento das vocações, um significativo aumento do número de paróquias confiadas à Congregação (73) e uma acentuada dificuldade econômica.
No dia 08 a presidência do Capítulo apresentou uma proposta de calendário das atividades. Nos dias seguintes seguiram as sessões de trabalho conforme o horário estabelecido (09h15 – 10h45 / 11h15 – 12h45 / 15h45 – 17h30 / 17h45 – 19h30 / Os domingos são livres). As sessões acontecem no plenário ou nas cinco comissões que foram criadas: I – Comissão responsável pela elaboração do Documento Final; II – Comissão para a vida religiosa e formação; III – Comissão para o apostolado e missão; IV – Comissão para a estrutura e governo; V – Comissão para administração e bens.
Na quarta-feira, dia 14, o Governo cessante apresentou as respostas aos questionamentos da assembleia e as cinco comissões avançaram seus trabalhos que serão apresentados para o debate e votação. Nos dias seguintes seguirão as sessões de intenso trabalho até chegar à elaboração final do Documento Capitular e a eleição do Novo Governo prevista para os dias 21 e 22. O evento capitular, que acontece em plena celebração do Jubileu da Misericórdia, é uma nova etapa da Congregação dos Rogacionistas chamada a avaliar e projetar sua missão na Igreja e no mundo. Acompanhemos todos com a nossa oração.
Confira a relação dos 60 capitulares:
Pe. Adamo Caló
Pe. Agostino Zamperini
Pe. Alfonso Flores
Pe. Allessandro Perrone
Pe. Angelo Mezzari
Pe. Angelo Sardone
Pe. Antonio Fiorenza
Pe. Antonio Lannocca
Pe. Antonino Vito Lipari
Pe. Bruno Rampazzo
Pe. Ciro Fontanella
Pe. Dexter Prudenciano
Pe. Devassy Painadatth
Pe. Eros Borile
Pe. Eugène Ntawigenera
Pe. Fortunato Siciliano
Pe. Francesco Bruno
Pe. Gaetano Lo Russo
Pe. Geraldo Tadeu Furtado
Pe. Gilson Luiz Maia
Pe. Giocchino Chiaperrini
Pe. Giorgio Nalin
Pe. Giovanni Guarino
Pe. Giuseppe Ciutti
Pe. Herman Abcede
Pe. Jalal Yako
Pe. Jean Pierre Ntabwoba
Pe. Jessie Martirizar
Pe. Joby Kavungal
Pe. John Joffer Lucas
Pe. José Maria Ezpeleta
Pe. Juarez Albino Destro
Pe. Jozef Humenansky
Pe. Lédio Milanez
Pe. Marcelino Diaz
Pe. Marcos Lourenço Cardoso
Pe. Marcos Rodrigues de Ávila
Pe. Mario Germinario
Pe. Mario Menegolli
Pe. Matteo Sanavio
Pe. Orville Cajigal
Pe. Rodolfo Patiag
Pe. Ronaldo Nario Masilang
Pe. Santi Scibilia
Pe. Sebastiano de Boni
Pe. Sebastian Pazhayil
Pe. Shibu Kavunkal
Pe. Silvano Pinato
Pe. Ulrich Gacayan
Pe. Valmir de Costa
Pe. Varghese Panikassery
Pe. Varghese pottokkaran
Pe. Viktor Emmanuel Aurellan
Pe. Vincenzo Buccheri
Pe. Vincenzo D´angelo
Pe. Vincenzo Latina
Pe. Vito Magistro
Pe. Wilfredo Cruz
Ir. Christian Segun
Ir. Nilo Pelobello