A Paróquia Nossa Senhora das Graças de Bauru foi fundada aos 15 dias do mês de agosto de 1966, Festa da Assunção de Nossa Senhora. Portanto, no dia 15 de agosto de 2016 celebraremos os 50 anos de criação da paróquia, que foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No próximo dia 16 de agosto abriremos e iniciaremos as festividades do Ano do Jubileu de Ouro da Paróquia com uma solene missa. O Ano Jubilar começará com a realização do XI Encontro da Associação Internacional das Famílias Rog junto à paróquia e se estenderá até o dia 15 de agosto de 2016, quando pretendemos concluí-lo com uma missa presidida pelo Bispo Diocesano D. Caetano Ferrari.
O Jubileu de Ouro da paróquia acontece dois anos e três meses após o Jubileu de Ouro da Diocese e coincide em alguns meses com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco (08/12/2015 a 20/11/2016). Neste mesmo período celebraremos o 65º aniversário da presença dos Rogacionistas no Brasil.
Jubileu significa alegria interior e exterior. Na língua hebraica quer dizer tocar a “trombeta de Deus” feita de chifre de carneiro para chamar a uma celebração festiva. Juntos queremos agradecer os dons de Deus e relembrar todos que ajudaram a construir esta comunidade ao longo de seus 50 anos.
Neste clima jubilar vamos incrementar a identidade mariana e Rogacionista da paróquia, matriz e capelas. Desejamos fomentar ainda mais a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Santo Aníbal. Sonhamos com o florescimento de vocações sacerdotais e religiosas geradas no útero desta comunidade paroquial.
O Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) deseja realizar muitas atividades ao longo deste período em que renderemos graças ao Senhor pelos 50 anos de criação da paróquia. Dentre as sugestões amadurecidas nas reuniões do CPP destacamos a celebração de uma missa com todos os casais que neste ano de 2015 celebram suas Bodas de Prata matrimoniais e outra missa em 2016 com os casais que naquele ano celebrarão Bodas de Ouro. Também pretendemos organizar gincanas com as crianças da catequese e a participação dos adolescentes e jovens. Há ainda a proposta de uma caminhada mariana, um passeio ciclístico, além da “Exposição dos Milagres Eucarísticos” e de uma exposição fotográfica com imagens que registram diferentes momentos da caminhada paroquial nestes 50 anos de existência evangelizadora. Ainda neste mês vamos criar uma “Comissão Pró Jubileu” que deverá definir entre tantas propostas uma logomarca que pretendemos espalhar pelas capelas e pela matriz mediante a confecção de banners. Vamos promover também um concurso com a finalidade de escolher um hino para o Jubileu paroquial. Outras iniciativas estão sendo avaliadas como uma Cantata de Natal, confecção de camisetas, etc. Juntos queremos “lembrar o passado e vislumbrar o futuro” desta dinâmica comunidade paroquial.
Celebrar o Ano Jubilar é graça de Deus. Aproveitemos para animar as pastorais, os movimentos e aprofundar nossa missão evangelizadora e sempre vocacional. Com sensibilidade envolveremos nestas festividade todas as famílias e cada uma das pessoas que formam a paróquia. Das crianças aos idosos contamos com todos neste grande e ousado mutirão. Teremos muitos e criativos eventos celebrativos, mas nenhum deles dispensa a participação alegre, a fé viva e comprometida na comunhão da Igreja missionária que testemunha e anuncia o Cristo ressuscitado. O Ano Jubilar será para nós um Ano Missionário.
Com afeto,
Pe. Gilson Luiz Maia, Pároco.
Norival Sandi, Coordenador do CPP.
Assim seja. Conte comigo pois quero festejar esse ano jubilar…