Um Novo Ano, Esperança Renovada.

Imprimir página

Antes de tudo desejo renovar os votos de um Novo Ano de muita paz e alegria, fortalecidos na fé e no amor.  As celebrações do tempo de Natal nos permitiram renovar as esperanças, convictos que com Jesus Cristo, e seu Evangelho, na vida da Igreja, podemos viver dignamente e servir aos irmãos com maior entusiasmo.

Os grandes eventos de 2015/2016, que nos proporcionaram uma grande experiência de fé e de fraternidade, geraram também novos motivos e estímulos para continuar consolidando a nossa Paróquia. E também maior entusiasmo pela evangelização, vontade de ajudar, participar e contribuir com o anúncio da Boa Nova , construindo o Reino de Deus. Em tudo, e sempre, viver na unidade e em comunhão, com mais fraternidade  na caridade.

No Encontro de dezembro passado do CPP (Conselho Pastoral Paroquial) e do CAP (Conselho Administrativo Paroquial) fechamos a programação das atividades pastorais para 2017. Ao mesmo tempo, nos propomos juntos a fazer um caminho de conhecimento das várias realidades e situações, aprofundamento das questões mais importantes, a elaboração de um novo plano de ação para os próximos anos.

 Neste sentido, nesta primeira fase, vivida particularmente por mim, como pároco, pude me aproximar das pessoas e comunidades, pastorais e grupos, conhecendo e interagindo, dialogando e buscando conhecer melhor tudo e todos, quanto possível.  Desejo mais uma vez agradecer a generosa e afetuosa acolhida e ajuda nesta fase de tantas aprendizagens. Estarei sempre à vossa inteira disposição.

Em uma segunda fase, no mês de fevereiro e inicio de março, visitaremos todas as comunidades e nos encontraremos com as lideranças. Serei acompanhado pela Coordenação Central do CPP e CAP, como sinal de unidade e serviço comum. Será uma bela ocasião para juntos conhecermos melhor a realidade local, identificando as principais questões e prioridades, e buscando viabilizar os projetos pastorais e administrativos, dos mais urgentes ou a médio e longo prazo.

            Desta segunda fase prevemos também, com a mesma metodologia, nos encontrarmos entre os meses de março e abril, com todas as coordenações e lideranças das pastorais, grupos e movimentos da comunidade. Com alguns nos reuniremos por áreas afins, para facilitar o diálogo e a partilha. Será certamente bastante exigente para todos nós,  mas creio muito enriquecedor, e podermos assim dar as melhores e necessárias respostas.  Além de nos ajudar a viver mais intensamente a nossa fé, com tanta gratuidade e generosidade, característica desta comunidade.

Na terceira fase, a partir de maio, com os Conselhos e Coordenações, recolher as várias sugestões, e começar a elaborar as prioridades para um plano bienal ou trienal, que nos indique o caminho a seguir, as propostas concretas, as metodologias a serem adotadas, os recursos e instrumentos que necessitaremos, as atividades que devemos realizar. Na fidelidade às prioridades estabelecidas pela Igreja no Brasil (CNBB) e  local (Diocese), desejamos cada vez mais fazer de nossa Paróquia uma comunidade das comunidades.

Minha saudação fraterna e benção: “Deus vos abençoe e guarde, tenha compaixão de vós e vos dê a sua paz”. Assim seja.

                                                           Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *