Pároco dá entrevista e fala da celebração do Jubileu de Ouro da Paróquia (1966 – 2016)

Imprimir página

Pe. Gilson Luiz Maia, 51, fala da preparação e expectativas da celebração do Jubileu de Ouro da Paróquia.

Graça Rog: Coube ao senhor ser o pároco do Ano Jubilar. Animado para celebrar esta grande festa?

Pe. Gilson: Sim. Com muita alegria e fé vamos iniciar a celebração do Jubileu de Ouro da Paróquia. No dia 16 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, haverá uma celebração de abertura presidida pelo Superior Geral da Congregação, Pe. Ângelo Mezzari. O Ano Jubilar se estenderá até o dia 15 de agosto de 2016, quando pretendemos concluí-lo com uma solene missa presidida pelo Bispo Diocesano D. Caetano Ferrari.

Graça Rog: Como começou a história de nossa paróquia?

Pe. Gilson: Começou graças ao zelo pastoral e a muita insistência de D. Vicente Marchetti Zioni, primeiro Bispo da jovem diocese de Bauru. Ele convenceu o Superior Geral da Congregação Rogacionista da época, Pe. Carmelo Drago, a criar e acompanhar esta paróquia, a primeira que os Rogacionistas assumiram fora da Itália, naqueles tempos efervescentes do Concílio Vaticano II. Nossa paróquia foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora Aparecida com um território anexo que se estendia até Iacanga e Pederneiras. Hoje, olhando no retrovisor da história, percebemos que tudo já estava desenhado no coração de Deus.

Graça Rog: Em maio de 2014 celebramos o Jubileu de Ouro da Diocese. Alguma referência especial?

Pe. Gilson: O Jubileu de Ouro da paróquia acontece há pouco mais de dois anos do Jubileu de Ouro da Diocese, coincide em alguns meses com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco e também com o Ano da Vida Consagrada. Neste mesmo período estaremos celebrando os 65 anos de presença da Congregação Rogacionista no Brasil.

Graça Rog: O que significa “Jubileu”?

Pe. Gilson: No horizonte da Bíblia, Jubileu significa alegria interior e exterior. Na língua hebraica quer dizer “tocar a trombeta de Deus”, normalmente feita de chifre de carneiro para chamar a uma celebração festiva. Juntos vamos agradecer os dons de Deus e relembrar os que ajudaram a construir esta comunidade nestes 50 anos de caminhada evangelizadora vocacional.

Graça Rog: Qual é o principal objetivo desta celebração?

Pe. Gilson: Neste clima jubilar vamos incrementar a identidade mariana e Rogacionista da paróquia. Desejamos fomentar a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Santo Aníbal. Sonhamos com o florescimento de vocações sacerdotais e religiosas geradas no útero desta comunidade paroquial. Queremos que este Ano Jubilar seja um autêntico Ano Missionário. Vamos nos mobilizar e juntos fazer um novo anúncio de Jesus Cristo. Já estamos formando uma grande equipe missionária para realizar uma “missão popular”. Na primeira fase deste trabalho, após a formação e preparação da equipe, vamos iniciar as visitas às famílias da paróquia. Será um grande mutirão missionário.

Graça Rog: Foi criada uma Comissão para organizar o Jubileu de Ouro. Há uma programação já definida?

Pe. Gilson: Sim. Nas reuniões do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) amadurecemos muitas propostas e optamos por criar uma “Comissão exclusiva para o Jubileu”. A comissão deseja realizar muitas atividades ao longo deste período em que rendemos graças ao Senhor pelos 50 anos de criação da paróquia. Dentre as sugestões destacamos a celebração de uma missa com todos os casais que neste ano de 2015 celebram suas Bodas de Prata matrimoniais e de outra missa, em 2016, com os casais que naquele ano celebrarão Bodas de Ouro. Também pretendemos organizar gincanas com as crianças da catequese e com a participação dos adolescentes e jovens. Há ainda a proposta de uma caminhada mariana, um passeio ciclístico, além da “Exposição dos Milagres Eucarísticos” e de uma exposição fotográfica com imagens que registram diferentes momentos da caminhada paroquial. Já criamos um Ícone do Ano Jubilar que foi espalhado em banners, camisetas… Pretendemos organizar a Festa da Padroeira com a “Peregrina Jubilar” e escolher um hino para o Jubileu da Paróquia. Também criamos uma comissão específica para o Show com a Banda Rosa de Saron.

Graça Rog: Então é verdade que nossa comunidade receberá um show com a Banda “Rosa de Saron”?

Pe. Gilson: Dentro do arco das programações do Ano Jubilar inserimos um show com a conhecida Banda “Rosa de Saron.” Vamos aproveitar a estrutura montada para a Festa da Padroeira e na tarde do domingo, dia 22 de novembro, teremos este grande evento para animar e movimentar a comunidade que estará festejando Nossa Senhora das Graças. Trata-se de uma iniciativa que nasceu no coração de alguns jovens da comunidade (Marcos Trevisan e Anderson), passou por algumas reuniões internas, chegou ao Conselho Paroquial de Pastoral e foi assumida para ser um dos momentos fortes da celebração do Jubileu de Ouro. Alias, queremos dividir 50% da renda do show com as comunidades da paróquia.

Graça Rog: Para concluir, o senhor quer dirigir uma mensagem aos nossos leitores?

Pe. Gilson: O Jubileu é a festa da comunidade.Cada paroquiano participou de algum modo desta construção evangelizadora e missionária edificada ao longo destas cinco décadas. Quantas atividades e histórias se sucederam nestes anos. Quantos batizados, casamentos, bodas, confissões, primeiras eucaristias, crismas, encontros, reuniões, celebrações… Quanta vida, quantos perdões e quantas esperanças animadas pela fé e o amor que pulsa no coração desta paróquia. Nossa gratidão a todos os religiosos da Congregação que serviram com dedicação a esta comunidade. Como não recordar com grato reconhecimento os milhares de leigos e leigas, muitos no anonimato e no silêncio, na humildade e generosa entrega à causa do evangelho, que ajudaram na construção desta porção significativa da Igreja particular de Bauru? Avancemos com amor e fé. Deus abençoe nosso Ano Jubilar que será um autêntico ano missionário. A todos uma prece e um afetuoso abraço.

???????????????????????????????

Voltar

Comentários

  1. Lucia Trevisan Moretti

    Sensacional!! Deus abençoe a todos nós, e que cada um faça o que for possível com amor e devoção, para celebrarmos com dignidade o nosso Jubileu.

    POIS DISPONÍVEL ESTOU PARA SERVIR-TE Ó SENHOR..

  2. HÉLIO ROCHA

    QUE DEUS NOS ABENÇOE E TRAGA PARA NOSSOS CORAÇÕES A PAZ DE ESPÍTO SANTO DE DEUS.E QUE PROTEJA A TODOS DOENTES E CRIANÇAS E IDOSOS E DESEMPREGADOS.AMÉM. AGRADEÇO POR TODAS AS INTERCESSÕES,BENEFÍCIOS RECEBIDOS POR DEUS E NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.AMÉM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>