CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO

Imprimir página

 

            No dia 1 de março iniciaremos a quaresma  com a celebração da quarta feira de cinzas. É sempre um convite à conversão do coração, mudança de vida, reconciliação. Somos chamados a renovar o nosso seguimento de Jesus, a fidelidade ao Santo Evangelho, a pertença efetiva à Igreja, na caridade. Um itinerário que nos levará à celebração do grande mistério da nossa fé, ou seja, a paixão, morte e ressureição de Jesus, a Santa Páscoa.

            Nós, os cristãos, como discípulos e missionários, temos um caminho a percorrer no tempo quaresmal, marcado pelo jejum, a oração e a esmola. Com o jejum queremos olhar para nós mesmos,  nos esvaziar de tudo o que nos impede de doar-se plenamente a Cristo, esvaziar-se de todo o egoísmo, libertar-nos do mal, fazer a mais profunda experiência de Deus. Com a esmola queremos olhar para o outro, a quem está do nosso lado, partilhar o que somos e temos, com compaixão fazer nossa a necessidade do outro, dividir o pão de cada dia, contentar-se com o necessário para viver, que a ninguém o pão da vida. Com a oração voltamos nossos olhos para Deus, de onde provém todo socorro e misericórdia, nas mãos d´Ele nos entregamos, com mais confiança elevamos nossa prece e súplica; na fé, vamos nos unir mais  profundamente ao Pai, em Jesus Cristo, no Espírito.

            Para nos ajudar no caminho de conversão e  preparação para a Páscoa, a Igreja nos propõe a Campanha da Fraternidade, como cultivo e cuidado comunitário e social. O tema deste ano é  “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”; o lema é  “Cultivar e guardar a criação”, inspirado no livro do Gênesis 2,15. Desejamos também em nossa comunidade paroquial assumir o objetivo desta campanha como experiência e vivência quaresmal: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

            Já iniciamos também a visita às Comunidades/Capelas de nossa Paróquia. É um processo voltado para reforçar a unidade e a comunhão, na participação e corresponsabilidade da missão e no serviço ao povo de Deus e a todos os irmãos. As celebrações com as comunidades e os encontros com as lideranças pastorais tem sido de uma grande riqueza, uma benção e graça. Sabemos que bem unidos podemos enfrentar os diversos desafios existentes, e trabalhar cada vez mais pela evangelização. Minha profunda gratidão a todos por esta participação e compromisso eclesial.

            Desejo a todos uma santa e abençoada Quaresma. Que Maria, a Mãe de Jesus, Nossa Senhora das Graças, nos acompanhe no caminho quaresmal. Assim seja.

                                                                                  Pe. Angelo Ademir Mezzari, RCJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *