Comunidade São Pedro (Jd. Godoy)

Imprimir página


Exibir mapa ampliado

Endereço: Rua José Bonifácio, 20-15 – Jardim Godoy – Bauru – SP

 

Coordenador: Paulo Otávio Arcomim Bueno

Tel.: 99782-2672 / paulo.arcomim@hotmail.com

Vice-Coordenador: Josué de Godoi

Tel.: 98171-4679 / licitacoesgold@terra.com.br

Secretário: Cláudia Regina Limão

Tel.: 98171-4676 / Claudialimao520@gmail.com

Tesoureiro: Maria Do Carmo Pereira Janine

Tel.: 98816-3120

 

Horário de missas: Domingo, às 19h30 e toda primeira sexta-feira do mês, às 19h30.

[galeria]

São Pedro – Padroeiro da comunidade

Pedro, pescador no lago da Galiléia, nascido em Betsaida e residente em Cafarnaum, foi um dos doze apóstolos de Jesus. Seu nome original era Simão, mas foi chamado por Cristo de Pedro ( pedra). Considerado o “príncipe dos apóstolos” e o primeiro papa da Igreja recebeu, segundo a tradição, as chaves dos céus.

Segundo o evangelista Lucas, Pedro conheceu Jesus junto ao mar da Galiléia.

Pedro participava de uma pequena sociedade de pescadores com Tiago e João, também apóstolos de Jesus Cristo. No final de sua pregação, “Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira, mas em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam arrebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que é um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornará “pescador de homens”.

O nome de Pedro sempre encabeça a relação dos doze apóstolos citados pelos evangelistas o que confirma sua liderança e primazia no colégio apostólico. Os evangelhos também mostram a amizade de Pedro com o apostolo João conforme vemos na cena da última ceia ou mesmo depois do dia de pentecostes quando os dois vão juntos ao templo (cf. At 3,1-10).

Pedro, chamado por Paulo de “companheiro de ministério”, terminou seus dias como martir do Evangelho em Roma, capital do grande e poderoso império. Sobre sua tumba foi edificada a básilica vaticana conhecida como Basílica de São Pedro.

Textos para meditação

“E vós, quem pensais que sou eu?”. Simão Pedro, respondendo, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus respondeu-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16, 15-19)
“Jesus disse a Simão (Pedro): “Simão, filho de João, tu Me amas mais do que estes? “Ele lhe respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta Meus cordeiros”. Segunda vez disse-lhe: “Simão, filho de João, tu Me amas? – “Sim, Senhor”, disse ele, “tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta Minhas ovelhas”. Pela terceira vez lhe disse: “Simão, filho de João, tu Me amas? Entristeceu-se Pedro porque pela terceira vez lhe perguntara “Tu Me amas?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta Minhas ovelhas”. (Jo 21,15-17)
“Simão, Simão, eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; Eu, porém, orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça. Quando, porém, te converteres, confirma teus irmãos”. (Lc 22,31-32)

Voltar