Comunidade de São João Batista (Vila Garcia)

Imprimir página


Exibir mapa ampliado

Endereço: Capela São João Batista – Rua Salathiel Vitorino da Silva, Quadra 18, Lote 7-8 – Jardim Marília – Bauru-SP

 

Coordenador: Luiz Paulino Tormena

Tel.: 99733-1980 / luiztormena1980@hotmail.com

Vice-Coordenador: Edemilson Felipe

Tel.: 99701-9285

Secretário: Fábio Aparecido Ferreira

Tel.: 99120-7002 / ferreirafabio.af@gmail.com

Tesoureiro: Sérgio Silvestrini

Tel.: 99720-7648

 

Horário de missas: Domingo: 09h30

São João Batista – Padroeiro da comunidade

João Batista foi um profeta judeu citado pelo historiador Flávio Josefo e pelos autores dos evangelhos. Segundo o evangelista Lucas, João era filho do sacerdote Zacarias e sua esposa Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. João batizava às margens do rio Jordão chamando os judeus à conversão. Também Jesus foi batizado por João que o reconheceu como o “Cordeiro de Deus”.São João Batista nasceu em uma aldeia chamada AimKarim próxima de Jerusalém. Sua educação foi influenciada pela religiosidade de seus pais uma vez que era filho de um sacerdote do templo e sua mãe pertencia ao grupo das “filhas de Araão”. Alguns estudiosos afirmam que João fez votos juntos aos nazaritas que obrigavam a se abster de bebidas intoxicantes, a deixar os cabelos crescer e a não tocar os mortos.

Com a morte de seus pais dedicou a sua vida a pregação anunciando a proximidade da chegada do Messias que estabeleceria o Reino de Deus. João Batista teve muitos discípulos e a todos apontou o Cristo. Algumas vezes foi considerado como a “encarnação do profeta Elias”. Importa notar também que o batismo já era uma prática conhecida no meio judaico, porém foi João quem promoveu a abertura de batizar também os nãos judeus causando muita polêmica.

Profeta e precursor do Messias, João Batista repreendeu publicamente a Herodes por uma relação com sua cunhada Herodíades. Tal denúncia foi motivo de prisão e lhe custou a vida na pena capital por decapitação.

Textos para meditação

“Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas”. (Lc 3,4)

“Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das sandálias; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. (Lc 3,16)

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus. No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. Os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus”. (Jo 1,29-37)

“É necessário que ele cresça e que eu diminua”. (Jo 3,30)

Voltar